Estudo Salmos 110 – O Reinado de Jesus Cristo

Salmos 110.1

O Salmo 110 é um dos mais importantes do Antigo Testamento, especialmente para os cristãos, pois é frequentemente citado no Novo Testamento. É um salmo messiânico, que fala sobre o futuro reinado de um rei, que governará com poder divino e justiça.

O salmo começa com uma profecia do Senhor a um rei, que será exaltado acima de todos os outros reis e governará com o poder de Deus. Esse rei também será um sacerdote, um descendente de Melquisedeque, que oferecerá sacrifícios a Deus em nome do povo. Essa combinação única de realeza e sacerdócio é uma figura de um novo tipo de governante que viria um dia, e é vista como uma profecia de Jesus Cristo, que é tanto Rei quanto Sacerdote, e que governa com poder divino e justiça.

O salmo continua com uma descrição do rei messiânico subjugando seus inimigos e estabelecendo seu domínio sobre a terra. Ele é chamado de “Senhor” pelo próprio Deus, indicando que ele é divino e recebeu poder divino para governar. Isso também é visto como uma profecia de Jesus, que subjugou a morte e o pecado e agora reina como Senhor sobre todas as coisas.

Finalmente, o salmo termina com uma declaração da vitória final do rei messiânico sobre seus inimigos. Ele julgará as nações e governará com justiça, trazendo paz e segurança ao mundo. Essa profecia é vista como uma promessa de que um dia, o reino de Deus será estabelecido na terra, e a justiça e a paz reinarão para sempre.

Em resumo, o Salmo 110 é uma profecia messiânica que descreve um governante divino e justo que um dia virá para estabelecer seu domínio sobre a terra. Para os cristãos, esse rei é visto como uma figura de Jesus Cristo, que governa com poder divino e justiça e que um dia retornará para julgar as nações e estabelecer o reino de Deus na terra.

———

Salmos 110

1 Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.

2 O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.

3 Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.

4 O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

5 O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis.

6 Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra.

7 De caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Salmos 143.1

Estudo Salmos 143 – Súplica por Libertação

O Salmo 143 é uma oração atribuída a Davi, onde ele clama a Deus em meio a uma situação de angústia e perseguição. O salmista busca a Deus com humildade, reconhecendo sua dependência do Senhor e suplicando por Sua misericórdia. Davi expressa sua necessidade de orientação e proteção, desejando ser

Salmos 82.8

Estudo Salmos 82 – Chamado à justiça divina

O Salmo 82 é um chamado à justiça divina. O salmista começa afirmando que Deus está presente na congregação divina, estabelecendo seu julgamento no meio dos deuses. Em seguida, ele questiona a atitude dos deuses, perguntando até quando eles julgarão injustamente e tomarão partido pela causa dos ímpios. O salmista

Salmos 20.7

Estudo Salmos 20 – Oração a favor do rei

Em Salmos 20, o povo coloca as suas esperanças no rei constituído. Porém, não por conta da força do seu rei, mas por acreditarem que Deus estará com ele em todas as situações, inclusive nas tribulações. Quando temos a confiança de que Deus está conosco em uma batalha, não há

Mateus 19.14

Estudo Mateus 19 – De Quem é o Reino dos Céus

Neste capítulo de Mateus 19, vemos Jesus atravessando o Jordão após ensinar sobre diversos assuntos na Galileia. Multidões o seguem, e ele continua a realizar curas. Logo depois, alguns fariseus se aproximam e questionam Jesus sobre o divórcio, perguntando se é lícito um marido repudiar sua esposa por qualquer motivo.

Temas

Receba inspiração no seu Email

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial