O Salmo 123 é um cântico de súplica e humildade perante o Senhor. O salmista expressa sua dependência e olha para o Senhor, que habita nos céus, levantando os olhos em direção a Ele.
Assim como os servos estão atentos às mãos de seus senhores e as servas às mãos de suas senhoras, os olhos do salmista estão fixos no Senhor, seu Deus. Essa atitude demonstra uma confiança e espera pela compaixão divina.
No Salmo, é feito um apelo para que o Senhor tenha misericórdia, reconhecendo a necessidade dessa graça. O salmista expressa o cansaço e a saturação diante do desprezo e do escárnio daqueles que agem com soberba e se opõem à vontade de Deus.
Esse Salmo nos lembra da importância de nos humilharmos diante de Deus, buscando Sua misericórdia e reconhecendo nossa dependência total Dele. Ele nos encoraja a manter nossos olhos fixos no Senhor, aguardando Sua compaixão e buscando refúgio em Sua graça, mesmo diante das dificuldades e do desprezo dos arrogantes.
———
Salmos 123
1 A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!
2 Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no Senhor , nosso Deus, até que se compadeça de nós.
3 Tem misericórdia de nós, Senhor , tem misericórdia; pois estamos sobremodo fartos de desprezo.
4 A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos.