Estudo Salmos 30 – Ações de graça pela libertação da morte

Neste capítulo, o salmista louva a Deus por tê-lo livrado da morte e sarado. Assim como essa benção foi dada a Davi, todos os filhos de Deus também foram abençoados.

Inicialmente, Davi exalta o Senhor pelos livramentos e preservação da sua vida (Salmos 30.1 a 30.5). E conhecemos uma das expressões mais conhecidas da bíblia: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5b).

Por mais que aconteçam momentos de grande aflição, e o período noturno é propício para isso, pela manhã grandes alegrias estão por vir. Porém, por toda a vida, há o favor de Deus em prol dos seus filhos.

Enquanto isso, a soberba do homem em situação de prosperidade pode o levar a se sentir autossuficiente e poderoso. Nesse momento, Deus se retira da sua presença. Porque somos completamente dependentes do Senhor (Salmos 30.6 a 30.7).

Por isso, a nossa súplica deve ser por auxílio constante do Senhor e para termos a possibilidade de louvá-lo aqui na terra (Salmos 30.8 a Salmos 30.10).

E a obra que Deus sempre faz é converter o choro em riso, é substituir a vergonha por alegria. Por isso louvamos e agradecemos a Deus (Salmos 30.11 a 30.12).

“1 Eu exaltarei o Senhor, pois me livrou dos meus inimigos. Eles não puderam se alegrar com uma vitória sobre mim.
2 Clamei por socorro ao Senhor, meu Deus, e ele me curou.
3 O Senhor me tirou da sepultura. Eu já estava com um pé na cova, e o Senhor me devolveu a vida.
4 Todos vocês, pessoas consagradas pelo Senhor, cantem salmos de louvor ao seu santo nome.
5 Porque a sua ira só dura um instante. Mas o seu interesse e cuidado por nós duram a vida toda. O choro pode durar a noite toda, mas de manhã ele nos devolve a alegria.
6 Quando tudo corria bem eu pensava comigo mesmo: “Estou numa boa situação; nada de mau pode me acontecer.
7 O Senhor me sustenta e me deixa firme como uma montanha”. Bastou o Senhor esconder a sua face, fiquei apavorado.
8 Então, clamei ao Senhor; a ele implorei por misericórdia!
9 “Que vantagem haverá se eu morrer e for enterrado? Transformado em pó, debaixo da terra, não poderei louvar o Senhor e proclamar a sua fidelidade!
10 Ouça a minha oração, Senhor! Mostre a sua compaixão por mim; ajude-me, Senhor!”
11 O Senhor transformou as minhas lágrimas em dança alegre. Tirou as minhas roupas de luto e me vestiu com roupas de festa,
12 para que eu cante louvores sem parar. Sim, Senhor, meu Deus, eu sempre darei graças ao Senhor, por toda a minha vida.”

Salmos 30 – Rei Davi


Foto: Pexels; Estudo inspirado por: Bíblia Shedd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Salmos 71:1

Estudo Salmos 71 – Deus como Refúgio

O Salmo 71 é uma oração de confiança em Deus em meio às adversidades da vida. O salmista clama a Deus para que o proteja e o livre dos seus inimigos, que o perseguem e o acusam injustamente. Ele reconhece que somente Deus pode ser o seu refúgio e a

Salmos 142.1

Estudo Salmos 142 – Oração em Tempos Difíceis

O Salmo 142 é uma oração atribuída a Davi quando ele se encontrava em uma situação de angústia e desamparo. O salmista clama a Deus como seu refúgio e sua porção na terra dos viventes. Ele expressa sua tristeza e solidão, descrevendo sua condição como estando em uma prisão. Davi

Salmos 47:7

Estudo Salmos 47 – Deus é o Rei

O Salmo 47 é um hino de louvor e adoração a Deus, que exalta a sua soberania e poder sobre todas as nações da terra. O salmista começa exortando todos os povos a baterem palmas e aclamarem a Deus com vozes jubilosas, pois Ele é o Rei supremo sobre toda

Temas

Receba inspiração no seu Email

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial