Estudo Salmos 111 – O Temor do Senhor

Salmos 111.10

O Salmo 111 é um salmo que exalta as obras e atributos de Deus. O salmista começa declarando a sua intenção de louvar ao Senhor com todo o seu coração, reunido na congregação dos justos. Ele afirma que as obras de Deus são grandes e que seus feitos são dignos de serem estudados e meditados.

O salmista continua descrevendo a grandeza de Deus, afirmando que Ele é gracioso, compassivo e justo. Ele lembra as obras maravilhosas de Deus, incluindo a sua aliança com o povo de Israel e a libertação deles da escravidão no Egito. O salmista destaca a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e em mostrar misericórdia ao seu povo.

Além disso, o salmista destaca a sabedoria de Deus, afirmando que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Ele incentiva seus ouvintes a meditar nas obras de Deus e a louvá-lo por elas. Ele afirma que aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus são prudentes e têm entendimento.

O salmo termina com uma afirmação da bondade e fidelidade de Deus. O salmista afirma que a sua justiça é eterna e que Ele é santo e temível. Ele lembra que o temor do Senhor é o caminho para a sabedoria e que aqueles que o temem têm um entendimento bom e duradouro.

Em resumo, o Salmo 111 é um salmo que exalta as obras e atributos de Deus, destacando a sua grandeza, sabedoria, justiça, fidelidade e misericórdia. O salmista incentiva seus ouvintes a meditar nas obras de Deus e a louvá-lo por elas. O salmo é um lembrete de que Deus é digno de todo o louvor e que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

———

Salmos 111

1 Aleluia! De todo o coração renderei graças ao Senhor , na companhia dos justos e na assembleia.

2 Grandes são as obras do Senhor , consideradas por todos os que nelas se comprazem.

3 Em suas obras há glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.

4 Ele fez memoráveis as suas maravilhas; benigno e misericordioso é o Senhor .

5 Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.

6 Manifesta ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações.

7 As obras de suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os seus preceitos.

8 Estáveis são eles para todo o sempre, instituídos em fidelidade e retidão.

9 Enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; santo e tremendo é o seu nome.

10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Salmos 81.13

Estudo Salmos 81 – Importância de ouvir a voz de Deus

O Salmo 81 é um convite para que o povo de Israel se lembre da fidelidade de Deus e de sua aliança com eles. O salmista começa chamando o povo para louvar a Deus com alegria e cantar em alta voz. Ele lembra que Deus é o seu protetor e

Salmos 62.1

Estudo Salmos 62 – De Deus vem a minha salvação

O Salmo 62 é um salmo de confiança em Deus e de reconhecimento de sua soberania e poder. O salmista começa declarando que somente em Deus ele encontra descanso e salvação. Ele reconhece que todos os homens são vaidade e não têm poder para salvar, por isso coloca toda a

Provérbios 3.9-10

Estudo Provérbios 3 – Guarde os Mandamentos de Deus no Coração

O capítulo começa exortando-nos a guardar os mandamentos de Deus em nossos corações, pois eles nos trarão vida e paz. É enfatizado que devemos confiar no Senhor de todo o nosso coração, reconhecendo-o em todos os nossos caminhos, e não depender da nossa própria compreensão. Ao fazermos isso, o texto

Temas

Receba inspiração no seu Email

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial