Estudo Salmos 129 – Esperança e Confiança na Justiça Divina

Salmos 129.4

O Salmo 129 é um salmo que fala sobre as experiências de sofrimento e opressão do povo de Israel.

O salmo começa descrevendo o longo histórico de opressão que o povo de Israel enfrentou. Ele menciona que desde a sua juventude, Israel tem sido alvo de perseguição e tentativas de destruição. No entanto, o salmista afirma que aqueles que oprimem Israel não prevalecerão, pois Deus é justo e não permitirá que a injustiça prevaleça.

Em seguida, o salmo utiliza a metáfora dos agricultores e dos campos para descrever a situação de opressão. Assim como os agricultores não colhem nada dos campos cheios de espinhos e ervas daninhas, os opressores não obterão sucesso em seus planos malignos contra o povo de Deus. O salmista expressa confiança de que o Senhor frustrará as tramas dos opressores e protegerá o Seu povo.

Além disso, o salmo também expressa um desejo de justiça e julgamento sobre os opressores. O salmista clama a Deus para que Ele intervenha e puna aqueles que praticam a maldade contra o povo de Deus. Ele confia na justiça de Deus e espera que a retribuição venha sobre aqueles que causam dor e sofrimento.

No final, o Salmo 129 transmite uma mensagem de esperança e confiança na justiça divina. Apesar das adversidades e opressões enfrentadas, o povo de Deus pode ter a certeza de que o Senhor os protegerá e frustrará os planos dos seus inimigos.

———

Salmos 129

1 Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, Israel que o diga;

2 desde a minha mocidade, me angustiaram, todavia, não prevaleceram contra mim.

3 Sobre o meu dorso lavraram os aradores; nele abriram longos sulcos.

4 Mas o Senhor é justo; cortou as cordas dos ímpios.

5 Sejam envergonhados e repelidos todos os que aborrecem a Sião!

6 Sejam como a erva dos telhados, que seca antes de florescer,

7 com a qual não enche a mão o ceifeiro, nem os braços, o que ata os feixes!

8 E também os que passam não dizem: A bênção do Senhor seja convosco! Nós vos abençoamos em nome do Senhor !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Provérbios 25.28

Estudo Provérbios 25 – A Importância da Moderação e do Autocontrole

Os versículos deste livro oferecem conselhos práticos para a vida cotidiana, destacando a importância da moderação e do autocontrole. Neste capítulo, encontramos lições sobre a humildade, alertando que buscar a glória e a atenção pessoal pode levar à vergonha. Aconselha-se que, ao invés disso, é preferível ser exaltado pelos outros

Salmos 44.22

Salmos 44.22

Salmos 44.22 Mas, por amor de ti, somos entregues à morte continuamente, somos considerados como ovelhas para o matadouro.  

Apocalipse 11.15

Estudo Apocalipse 11 – A Vinda do Reino de Deus

O capítulo 11 de Apocalipse descreve dois personagens principais, as duas testemunhas, que profetizam e realizam milagres durante um período de 1.260 dias. Elas têm o poder de trazer pragas sobre a Terra, se vestindo de saco de pano e anunciando a vinda do Reino de Deus. No entanto, sua

Temas

Receba inspiração no seu Email

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial