Estudo Salmos 126 – Cântico de Gratidão e Louvor ao Senhor

Salmos 126.5

O Salmo 126 é um salmo de peregrinação, escrito para ser cantado durante as viagens do povo de Israel a Jerusalém. É um cântico de gratidão e louvor ao Senhor pela restauração e alegria experimentadas pelo povo de Sião.

Acredita-se que o Salmo 126 tenha sido escrito após o retorno do exílio babilônico, quando os israelitas foram libertados e puderam voltar para sua terra natal. Nesse contexto, o salmo celebra a restauração física e espiritual do povo, expressando profunda gratidão pela intervenção divina.

O salmista inicia o cântico expressando a surpresa e o encantamento do povo diante da restauração da sorte de Sião. Parece um sonho realizado, uma vez que experimentaram algo grandioso e além de suas expectativas. Essa restauração é atribuída à bondade e ao cuidado de Deus para com o seu povo.

Diante da restauração, a alegria transborda nos corações do povo. Suas bocas se enchem de riso e seus lábios de cantos de alegria. Eles se regozijam e compartilham o testemunho do que Deus fez por eles com as nações vizinhas. O Senhor fez grandes coisas em favor do seu povo, e isso é motivo de louvor e gratidão.

Movidos pela gratidão, o povo faz um pedido ao Senhor para que a restauração continue. Eles anseiam pela continuidade do favor divino e pedem que Deus restaure plenamente a sua sorte. O desejo é que a bênção de Deus os alcance como as torrentes que trazem vida ao deserto, inundando com fertilidade e prosperidade.

O salmo retrata a jornada do povo, que passou por um período de dificuldades e lágrimas. Eles enfrentaram o exílio e as provações, mas agora estão colhendo os frutos da sua perseverança. Aqueles que semearam com lágrimas durante o período de sofrimento agora colhem com alegria, pois Deus transformou sua tristeza em alegria.

O Salmo 126 é um hino de gratidão e louvor à restauração e alegria experimentadas pelo povo de Sião. Ele nos ensina sobre a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e o poder transformador da sua intervenção. Podemos aprender com o exemplo do povo de Sião a confiar em Deus mesmo em meio às adversidades, sabendo que Ele é capaz de restaurar e trazer alegria em nossas vidas.

———

Salmos 126

1 Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.

3 Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.

4 Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Salmos 38.21

Salmos 38.21

Não me desampares, Senhor ; Deus meu, não te ausentes de mim. Salmos 38.21  

Salmos 16.11

Salmos 16

Foto: Pexels; Reflexão inspirada por: Bíblia Shedd.

Salmos 100.5

Estudo Salmos 100 – Louvor e Adoração

O Salmo 100 é um dos mais conhecidos e amados pelos cristãos de todo o mundo. Ele é um salmo de louvor e adoração, que convida todas as pessoas a renderem graças e louvores a Deus. O salmista começa o salmo com um convite para que todos os habitantes da

Mateus 14.25

Estudo Mateus 14 – O Poder e a Compaixão de Jesus

Neste capítulo de Mateus 14, podemos observar uma série de eventos significativos. Primeiramente, é narrada a morte de João Batista, profeta que havia sido aprisionado por Herodes devido às suas críticas ao relacionamento ilícito do tetrarca com Herodias, a esposa de seu irmão. Herodes, ao ouvir falar de Jesus, teme

Temas

Receba inspiração no seu Email

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial