Estudo Marcos 4 – A Parábola do Semeador

Marcos 4.8

Neste capítulo de Marcos 4, Jesus ensina uma série de parábolas às multidões que se reuniram à beira-mar. Ele começa contando a parábola do semeador, que fala sobre como a Palavra de Deus é semeada em diferentes tipos de corações, representados pelo solo.

Alguns corações são como o solo à beira do caminho, onde a Palavra é rapidamente tirada pelo maligno. Outros são como o solo rochoso, onde a fé não tem raiz e não pode suportar a adversidade.

Há também aqueles representados pelo solo entre os espinhos, onde as preocupações do mundo sufocam a Palavra. E, por fim, existem aqueles com corações bons, que recebem a Palavra e produzem frutos abundantes.

Jesus explica aos discípulos o propósito das parábolas, que é tornar o significado do Reino de Deus acessível aos que têm ouvidos para ouvir, enquanto permanece obscuro para os que não têm fé. Ele continua com a parábola da candeia, destacando a importância de revelar a verdade e a justiça, não escondendo a luz.

Outra parábola é apresentada, a da semente que cresce por si mesma, ilustrando o crescimento do Reino de Deus de forma misteriosa e incontrolável. Em seguida, Jesus compartilha a parábola do grão de mostarda, mostrando como o Reino começa pequeno, mas cresce e se torna algo grandioso, abençoando muitos.

O capítulo termina com a história em que Jesus acalma uma tempestade no mar, demonstrando Seu poder sobre as forças naturais e exortando os discípulos a terem fé. Eles ficam maravilhados com o poder de Jesus e se perguntam quem Ele realmente é.

Este capítulo de Marcos 4 oferece uma série de ensinamentos importantes sobre o Reino de Deus, fé e a natureza do ministério de Jesus.

———

Marcos 4

A parábola do semeador

Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia.

Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.

Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.

E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.

Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.

Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.

Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto.

Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.

E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

A explicação da parábola

10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas.

11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,

12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.

13 Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?

14 O semeador semeia a palavra.

15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.

16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria.

17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.

18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra,

19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.

20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

A parábola da candeia

21 Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?

22 Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.

23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

24 Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará.

25 Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

A parábola da semente

26 Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra;

27 depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.

28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.

29 E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.

A parábola do grão de mostarda

30 Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?

31 É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra;

32 mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.

Por que Jesus falou por parábolas

33 E com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes.

34 E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos.

Jesus acalma uma tempestade

35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.

36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.

37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.

38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?

39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.

40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?

41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Provérbios 18.10

Estudo Provérbios 18 – Sabedoria Prática para a Vida Cotidiana

Provérbios 18 é um capítulo da Bíblia que oferece uma riqueza de sabedoria prática para a vida cotidiana. O capítulo começa destacando a importância de buscar conhecimento e entendimento, indicando que aquele que isola-se em seus próprios desejos acaba rejeitando a sabedoria. Em contraste, aquele que busca a sabedoria encontra

Salmos 22.19

Estudo Salmos 22 – Sofrimento e vitória do Messias

O Salmos 22 faz parte do conjunto de capítulos chamado Salmos Messiânicos, que tratam de assuntos gerais, mas que se aplicam a Cristo. Neste capítulo, algumas passagens correspondem quase que exatamente aos momentos anteriores da crucificação de Jesus Cristo. O início do texto possui a expressão terrível que Jesus bradou

Salmos 136.1

Estudo Salmos 136 – A Misericórdia Infinita de Deus

O Salmo 136 é um salmo de ação de graças que enfatiza a fidelidade e o amor de Deus. Ele segue uma estrutura repetitiva, onde cada versículo termina com a frase “Porque a Sua misericórdia dura para sempre”. Essa repetição destaca o tema central do salmo: a fidelidade inabalável de

Mateus 8.26

Estudo Mateus 8 – Jesus Acalma uma Tempestade

No capítulo 8 do livro de Mateus, encontramos uma série de eventos e milagres realizados por Jesus. Após descer do monte, ele é seguido por uma grande multidão. Um leproso se aproxima dele, adora-o e pede para ser purificado. Jesus toca o leproso e o cura. Em seguida, um centurião

Temas

  » Alegria

  » Amizade

  » Amor

  » Fé e Motivação

  » Felicitações

  » Liderança

  » Pais e Filhos

  » Paz

  » Provérbios

  » Reflexão

  » Salmos

Receba inspiração no seu Email

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial